FIRJAN lança ‘Guia Rio Capital da Moda 2012’
em QR Code durante o Fashion Rio
De
volta ao Píer Mauá, Fashion Rio e Rio-à-Porter ajustam-se ao novo Calendário
Oficial da Moda Brasileira para melhor atender
ao mercado
Depois de uma breve passagem pelo Jockey Club e pela Casa FIRJAN da Indústria Criativa, o
Fashion Rio e o Rio-à-Porter, salão de negócios do evento, retornam ao Píer
Mauá entre os dias 6 e 9 de novembro. No
dia 6, o Rio-à-Porter abre suas portas para compradores de todo Brasil, e, no
dia seguinte, o Fashion Rio dará a largada para as coleções do Outono Inverno
2013. Além da volta ao Cais do Porto, esta edição da semana de moda marca um
ajuste no Calendário Oficial da Moda Brasileira, necessário diante da demanda do
mercado.
A partir de agora, o Fashion Rio passará a apresentar as coleções de
inverno entre os meses de outubro e novembro e as de verão entre março e abril.
“Esta mudança atende a uma demanda do próprio mercado. Com o novo calendário,
as marcas e confecções terão um tempo maior entre a produção e a entrega das
coleções”, esclarece a gerente do SENAI Modae Design,
Cristiane Alves.
Ambientado com ilustrações de Filipe Jardim
inspiradas no universo festivo dos cariocas, o Fashion Rio Outono Inverno 2013
será ainda palco para o lançamento do Guia Rio Capital da
Moda 2012, que, pela
primeira vez, ganha versão em aplicativo, disponibilizada gratuitamente em QR
Code e no App Store.
“Esta nova ferramenta possibilitará uma enorme
interatividade e praticidade para os leitores do guia, pois todo o sistema de
buscas digitais do aplicativo terá localizadores”, ressalta a gerente do SENAI Moda Design.
Além do lançamento do
Guia, o Sistema FIRJAN apresentará em seu lounge uma programação especial, com
a proposta de somar conhecimentos da Moda e do Design com o universo da
Gastronomia e da Joalheria, dois setores propulsores da Indústria Criativa devido à
rapidez com que captam e disseminam as tendências do mercado.
“A moda é o reflexo cultural, sociológico e artístico
de todos os movimentos. A macrotendência é um acontecimento que muda todo o
comportamento do público, e a moda é a primeira a absorver um marco histórico e
transformá-lo em informação e produto, mas outras áreas vêm se mostrando
grandes propulsoras com um potencial de mercado cada vez mais alto, como a
Gastronomia e a Joalheria. Por isso, a ideia de celebrar estes conhecimentos em
um evento de moda e design”, contextualiza a coordenadora do SENAI Moda Design,
Valéria Delgado.
Os frutos desta pesquisa de tendências tornam-se
produtos carregados de linguagem e conhecimento e têm seu valor de mercado
aumentado. Por isso, uma das grandes apostas da FIRJAN é o incentivo à
Indústria Criativa. Isto é, uma indústria conectada, informada e capaz de
lançar mão da mais simples matéria-prima e transformá-la em um cobiçado objeto
de design e consumo.
Os números comprovam. Segundo dados da FIRJAN,
em 2010 o Rio empregou 974 mil trabalhadores na Indústria Criativa, o que
representa 24% dos trabalhadores formais do Estado. Além disso, os
trabalhadores da Indústria Criativa do Rio são os mais bem
remunerados: a renda é 31% maior que nos demais núcleos.
Com foco nesta premissa, a FIRJAN realiza, por meio
do SENAI Moda Design, uma grande pesquisa de tendências. Todo semestre, a
equipe da instituição viaja pelo mundo para observar as grandes metrópoles e
visitar as feiras de design para identificar as tendências de comportamento que
influenciarão a moda. O objetivo é trazer esse conjunto de informações para as
indústrias nacionais.
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