Roteiro da moda
carioca ganha versão em aplicativo gratuito disponível por QR Code no
mobiliário urbano da cidade
A
moda carioca ganha esta semana a terceira edição do Guia Rio Capital da
Moda, pela primeira vez em aplicativo digital disponibilizado
gratuitamente por QR Code. O lançamento oficial será no dia 7 de
novembro, a partir das 19h30, no lounge da Prefeitura no Fashion Rio, no Pier Mauá.
Importante
ferramenta de atração de potenciais compradores, o Guia Rio Capital da Moda
2012 tem como principal objetivo oferecer um roteiro completo, atualizado e
bilíngue da moda carioca, com um mapa das principais confecções e ateliês da
cidade. Através do aplicativo é possível entrar em contato direto com endereços
e contatos dos showrooms de 184 marcas em toda a capital fluminense,
segmentadas por perfis de consumo pela coordenadora da área de moda e design do
Sistema FIRJAN, Valéria Delgado.
Como na edição de 2011, a iniciativa do Sistema Firjan
conta com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Instituto
Pereira Passos (IPP) e do Sebrae, com apoio da Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e com a
curadoria da editora de moda Heloísa Marra.
A partir de uma pesquisa realizada pelo Sistema FIRJAN
em 2011 com os principais compradores atacadistas de moda, a terceira edição do
Guia Rio Capital da Moda 2012 foi reformulada. “A fim de tornar a
informação mais precisa e agregar mais valor a moda carioca, trouxemos
profissionais da moda para dar vida aos capítulos”, diz Cristiane Alves,
gerente da área de moda e design do Sistema FIRJAN.
A edição do Guia
Rio Capital da Moda 2012 ficará disponível em aplicativo por QR Code, a
partir do qual será possível fazer o seu download completo, gratuitamente.
“O QR Code também poderá ser baixado em 90 pontos de
mobiliário urbano, distribuídos pela cidade”, esclarece Carla Simonelli,
gerente do Núcleo de Indústrias Criativas do IPP. Os pontos estarão nos bairros de Bonsucesso, Riachuelo,
Engenho de dentro, Irajá, Madureira, Padre Miguel, Bangu, Ilha Governador,
Santa Cruz, Campo Grande, Taquara, Barra e Jacarepaguá, Centro, Zona Sul e
Tijuca. Além do mobiliário urbano, um vídeo circulará no Youtube com o
código. Nos sites do IPP e da FIRJAN estará disponível a versão do Guia em PDF.
Outro destaque da edição são os
depoimentos de especialistas de diferentes áreas, que terão breves textos
publicados na abertura de cada seção. “Nosso objetivo é tornar a
informação cada vez mais precisa e para isso fomos ouvir e conhecer melhor os
“atores” de cada setor”, contextualiza Cristiane Alves.
Além de editar a publicação, Heloisa
Marra assina um artigo sobre a influência do figurino das telenovelas na moda
carioca. Para isso, a jornalista entrevistou figurinistas da TV Globo, como a
veterana Marilia Carneiro, que comenta fenômenos como a grande repercussão da
trama “Avenida Brasil” e a febre dos figurinos de seus personagens, que são
reproduzidos pelas ruas.
Com a proposta de ampliar ainda mais o
diálogo da moda carioca com a produção nacional, o guia terá ainda um capitulo
dedicado a produções de moda com peças dos pólos de moda apoiados pelo Sistema
FIRJAN e pelo Sebrae. Este editorial é assinado pela produtora de moda Alice
Autran Garcia e faz uma alusão aos diferentes estilos dos bairros cariocas.
Desta forma, foram produzidos o look da “artista plástica de Santa Teresa”, da “senhora moderninha
de Copacabana”, da “cantora da Lapa”, entre outros.
“O
Sebrae considera o Guia Capital da Moda uma ferramenta muito importante para o
crescimento do setor. Pois auxilia na divulgação dos polos produtivos, marcas
cariocas e novos estilistas no mercado nacional e internacional e apresenta o
Rio de Janeiro como importante circuito turístico de moda”. Andréia
Lopes, coordenadora de moda do Sebrae/RJ.
Como
já é tradição, o guia é ilustrado com estampas de coleções que têm a cara do
Rio. Neste ano, o estilista homenageado é Fred D’Orey, que empresta as cores da
coleção de Inverno 2013 da Totem para a capa da publicação. “A coleção está linda e
aproveitamos suas estampas em toda a identidade visual do guia”, conta a
editora Heloisa Marra.
O carro chefe do Guia é, no entanto, o capítulo com os
endereços e contatos dos showrooms de marcas em toda a capital
fluminense. Esse capítulo traz uma segmentação por perfis de consumo feita pela
coordenadora da área de moda e design Valéria Delgado. O roteiro lista também
todos os polos de moda, que congregam empresas organizadas por ramo – joias,
acessórios, lingerie, malha e tricô ou alfaiataria, por exemplo – ou local.
Também foram incluídas comunidades produtivas de moda e cooperativas de
artesãos.
Como na edição anterior, o roteiro é complementado por
indicações de atrações culturais, comerciais e gastronômicas.
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